sábado, 29 de setembro de 2018
AGUARDEM!
Você deve saber que qualquer projeto exige planejamento e muito tempo para atingir seus objetivos. É o caso deste blog, criado no início do ano com o intuito de ser uma revista eletrônica completa sobre o universo da Tailândia. Pretendíamos trazer vários artigos baseados em pesquisas, traduções de conteúdo e aulas gratuitas da língua desse país. O nosso trabalho continua de pé, mas alguns contratempos impediram-nos de atingir a totalidade da meta. Sendo assim, por meio dessa mensagem, viemos comunicar aos caríssimos leitores que tenham paciência, que em breve esperamos atuar naquilo já planejado. Por enquanto, temos algumas pendências a solucionar: o layout, a estética, a aplicação do SEO e a qualidade do conteúdo fornecido. Por fim, pedimos orientações sobre esses quesitos caso alguém tenha alguma experiência na blogosfera.
Phnom Penh vs Bangkok (Comparação)
Comparação por imagem aérea das capitais Phnom Penh (Camboja) e Bangkok (Tailândia). Embora vizinhos, os países dessas cidades mantém diferenças entre si, sem deixar de terem semelhanças. O Camboja fora no século XX governado por um governo comunista, o Khmer Vermelho sob liderança de Pol Pot. Esse regime foi marcado pelo alto índice de genocídio da população, a qual teve sua terça parte eliminada. A Tailândia não viveu nenhuma experiência social-comunista, sendo um dos países que gloriosamente conseguiu manter-se livre de qualquer ameaça imperialista, fato este que levou-a a ter seu atual nome (Thai-ไทย), que significa livre. Assim, pode-se traduzir o nome Tailândia como sendo Livrândia, por ser um dos poucos países que não foram colonizados, sendo até uma exceção para o Sudeste Asiático.
Economicamente, a disparidade entre esses dois reinos é maior. O Camboja é um país essencialmente rural, que enfrenta vários problemas sociais a exemplo do trabalho escravo e infantil, que produz a roupa e o calçado que você pode estar usando agora, além da exploração sexual. A Tailândia, por sua vez, conseguiu angariar uma melhor condição econômica expressa por seu IDH, próximo do nosso e superior ao seu país vizinho, além de ser conhecida internacionalmente por suas artes marciais e a indústria cinematográfica, além da culinária e da música, estes de menor influência.
Ambos possuem influência da cultura chinesa e indiana, fato que levou a região deles ser chamada de Indochina tempos atrás. Essa influência fez com que igualmente fossem de maioria budista e no caso do idioma tailandês, que sofresse influência da língua khmer, falada pelos cambojanos. Hoje, são igualmente governos monárquicos.
sábado, 21 de julho de 2018
Tailândia pode ser a porta de entrada para o Brasil na Ásia, diz embaixador
Pela posição geográfica estratégica que ocupa, a Tailândia pode sediar um hub* para o Brasil ter acesso comercial aos países asiáticos e o país usar o Brasil para negócios com a América do Sul e América do Norte. Essa possibilidade foi sugerida nesta sexta-feira, 13, pelo embaixador tailandês no Brasil, Surasak Suparat, que esteve na Casa da Indústria, para palestra sobre “Oportunidades e perspectivas de negócios na Tailândia”.
Também integravam a comitiva tailandesa a 2ª secretária, Phinchanan Panadamrang; o 2º secretário Paween Buskornreungrat; e a assessora do embaixador, Larissa Batista Nunes.
O evento, coordenado pelo Centro Internacional de Negócios da FIERN com a parceria da Embaixada Real da Tailândia, foi aberto pelo Diretor da Federação das Indústrias, Heyder Dantas, representando o presidente Amaro Sales de Araújo. Também participaram os diretores Silvio Torquato, Marcelo Rosado e Ednaldo Barreto.
Durante sua exposição, o embaixador citou as vantagens e incentivos logísticos e fiscais para se investir na Tailândia, como a localização geográfica, isenções de impostos para empresas, Zonas Especiais Econômicas, nas fronteiras com os países vizinhos, infraestrutura e ambiente de negócio favorável, além de pacotes de incentivos especiais para determinados nichos tecnológicos.
“Damos muita importância à inovação e estamos com uma política de governo para incrementar a Indústria 4.0”, disse Surasak Suparat. Nesta perspectiva, o governo tailandês vem investindo em carros elétricos, eletrônicos inteligentes, robótica, aviação e logística. “Há muito incentivo para se investir em nosso país”, disse o embaixador.
O turismo é o principal motor de desenvolvimento da Tailândia. Em 2017, o país recebeu 35 milhões de turistas de países como China, Rússia e Coréia do Sul, entre outros. O país também se destaca na produção de borracha natural, sendo o maior produtor mundial, na agricultura, pesca, indústria cerâmica, de têxteis e couro, moveis, equipamentos médicos e eletro eletrônicos.
O comércio exterior entre Brasil e Tailândia é pequeno. Em 2017 o Brasil exportou 2,161 milhões de dólares e importou do país asiático 1,324 milhões de dólares. Essas visitas aos estados pelo embaixador tem como objetivo buscar aumentar os negócios entre os dois países.
Fonte: Sistema FIERN (Texto revisto e corrigido).
*Hub (do inglês), plataforma giratória de voos, e centro de conexão são designações dadas ao aeroporto utilizado por uma companhia aérea como ponto de conexão para transferir seus passageiros para o destino pretendido. É parte do sistema hub-and-spoke ("cubo e raios", como em uma roda de bicicleta), no qual viajantes em trânsito entre aeroportos que não são servidos por voos diretos trocam de aeronave para continuar sua viagem ao destino final. Muitas companhias aéreas têm seus hubs situados em aeroportos das cidades onde ficam sua sede, hangares ou terminais. (Fonte: Wikipedia)
quinta-feira, 5 de julho de 2018
Entrevista à Embaixada da Tailândia
O canal ramoviajar entrevista o Segundo Secretário da Embaixada Real da Tailândia no Brasil, também responsável pelas relações diplomáticas com o Camboja e o Laos. O secretário esclarece algumas dúvidas acerca da cultura e de como viajar para o país.
PS: Para aqueles que tem dúvida se é possível viajar sabendo apenas inglês, digo que é recomendável saber o idioma deles também, principalmente se você for a cidades interioranas. Mesmo o inglês sendo uma língua mundial, é possível que você passe por vexame se não souber o básico do tailandês.
Pedimos desculpas pelo atraso no andamento do nosso curso de tailandês. Estamos fazendo alguns ajustes no site e só depois poderemos seguir com os posts.
domingo, 20 de maio de 2018
Reconhecimento da Tailândia é mais um passo para regularização mundial das criptomoedas, aponta Dynasty
Dynasty emite nota sobre a aprovação de comercialização das criptomoedas na Tailândia |
Criada por brasileiros, empresa encabeça debates em prol de legislações para moedas digitais
Nesta semana, a Tailândia reconheceu as criptomoedas como ativos digitais, permitindo seu uso, comercialização e atuação dentro do mercado financeiro local. Trata-se de um dos primeiros países a legislar e incentivar esta tecnologia financeira. Para os especialistas da Dynasty, moeda digital criada por brasileiros com lastro no mercado imobiliário, a ação é mais um passo pela regularização mundial.
"Quando as criptomoedas começaram a crescer, lideradas pelo BitCoin, muitas instituições financeiras, principalmente governamentais, afirmaram que se tratava de um cenário instável. Hoje, a tecnologia conseguiu comprovar que as transações com moedas digitais são muito mais práticas e seguras do que sistemas financeiros tradicionais de diversos países. O que os governos precisam entender é que quem trabalha sério com esta tecnologia quer a sua regularização, a sua transparência. E a Tailândia percebeu isso", considera Fábio Asdurian, um dos sócio-fundadores.
De acordo com a legislação tailandesa, que entrou em vigor no último domingo, dia 13, as criptomoedas serão de responsabilidade da Comissão de Segurança Cambial, órgão da presidência. Quem trabalha com a comercialização das moedas tem 90 dias para se registrar na entidade federal e regularizar suas operações. O não-cumprimento da lei traz penalidades, como multas de até 500.000 baht tailandês, aproximadamente R$ 57.470, e até dois anos de prisão.
"É um passo importante para os diálogos sobre as moedas digitais. Não dá para as grandes nações não enxergarem o impacto econômico deste cenário. Toda tecnologia que se inicia é contestada, isso é um fato. É como o Google ou o Uber. Não é melhor pensar numa sociedade com essas facilidades do que censurá-las da população?", questiona Eduardo Carvalho, um dos idealizadores da Dynasty.
Com a colaboração de Rafael Martins (Misasi).
quinta-feira, 17 de maio de 2018
Aulas de tailandês
Quer ir pra Tailândia nessas férias? Deseja aprender mais sobre a religião budista? Está a fim de assistir filmes e conteúdo em geral sem legenda? Se respondeu sim, está no lugar certo.
O blog Amigos da Tailândia estará disponibilizando aulas gratuitas da língua tailandesa ineditas no Brasil. No curso, você aprenderá as características gerais do idioma, a gramática, o vocabulário e terá a oportunidade de aprender o alfabeto facilmente com uma didática inovadora. Além disso, vamos compartilhar métodos para agilizar seu aprendizado.
Se você se interessou, é só acompanhar semanalmente a página que sempre vamos estar com conteúdo novo. Compartilhe com seu amigo ou amiga que pode se interessar.
Apresentação do blog
Localizada no Sudeste Asiático, a Tailândia é com certeza um país de grande relevância mundial. Sua história e cultura milenar, as artes marciais, a culinária e a teledramaturgia vem despertando o interesse tanto de brasileiros como de pessoas residentes em outros países.
Nosso blog tem por objetivo reunir em um só ambiente essa vasta comunidade de entusiastas da cultura tailandesa, que por motivos variados entraram nesse universo. Ao longo desse ano, estaremos trazendo conteúdo diverso acerca do Reino Siamês, o que incluirá serviços de tradução, música de qualidade, notícias e conhecimentos gerais. Também trabalharemos contra a desinformação oriunda da grande mídia e dos estereótipos, comuns quando se fala em um país estrangeiro. Não trabalharemos sozinhos, esperamos contar com a ajuda de vários colaboradores com experiência. Você inclusive pode ser um deles: deixe sua opinião, crítica e sugestão de tema que a recíproca será inevitável.
Contamos com a colaboração de todos.
Até a próxima!
Nosso blog tem por objetivo reunir em um só ambiente essa vasta comunidade de entusiastas da cultura tailandesa, que por motivos variados entraram nesse universo. Ao longo desse ano, estaremos trazendo conteúdo diverso acerca do Reino Siamês, o que incluirá serviços de tradução, música de qualidade, notícias e conhecimentos gerais. Também trabalharemos contra a desinformação oriunda da grande mídia e dos estereótipos, comuns quando se fala em um país estrangeiro. Não trabalharemos sozinhos, esperamos contar com a ajuda de vários colaboradores com experiência. Você inclusive pode ser um deles: deixe sua opinião, crítica e sugestão de tema que a recíproca será inevitável.
Contamos com a colaboração de todos.
Até a próxima!
Assinar:
Postagens (Atom)
Domine as consoantes baixas, ou "Low Class Consonants" (LCC)
Dentre as três classes de consoantes (alta, média e baixa) do alfabeto tailandês, a classe das consoantes baixas (em inglês: Low Class Con...
-
As sílabas tonais... As crianças tailandesas sabem aplicar as regras dos tons muito antes de elas saberem explicá-las. O motivo é que elas...
-
Prezados leitores, É com imensa satisfação que informamos que está oficialmente aberto o nosso curso de língua tailandesa totalmente gratu...
-
O alfabeto tailandês provavelmente foi derivado, ou ao menos influenciado, pelo alfabeto khmer antigo. De acordo com a tradição, ele foi cri...