terça-feira, 4 de junho de 2019

Curso de tailandês (Módulo 1 - Introdução e estudo do alfabeto) [Capítulo 2 - Introdução ao alfabeto]

O alfabeto tailandês provavelmente foi derivado, ou ao menos influenciado, pelo alfabeto khmer antigo. De acordo com a tradição, ele foi criado em 1283 pelo rei Ramkhamhaeng.

Esse alfabeto é usado para escrever além do próprio tailandês, o sânscrito, o pali e outras línguas minoritárias faladas no país.

Características notáveis

  1.  Tipo de sistema de escrita: alfabeto silábico constituído de 44 consoantes básicas, cada uma com sua vogal inerente (subentendida): o na posição do meio e a na posição final. O a é normalmente encontrado em palavras derivadas do khmer, sânscrito ou pali, enquanto que o o é achado em palavras nativas. As demais vogais e os ditongos são indicados usando diacríticos que podem aparecer em frente, em cima, embaixo ou depois das consoantes modificadas;
  2. Direção de escrita: esquerda para direita, de cima para baixo (como fazemos costumeiramente no português);
  3. 8 letras são usadas apenas para escrever palavras oriundas do sânscrito e do khmer;
  4. Para algumas consoantes, existem várias letras. Originalmente elas representam sons separados, mas ao longo dos anos a distinção entre esses sons foi perdida, passado a ser usada como indicador de tons;
  5. O tailandês é uma língua tonal com 5 tons. O tom da sílaba é determinado pela combinação da classe da consoante, o tipo da sílaba (aberta ou fechada), o marcador de tom e a duração da vogal;
  6. NÃO EXISTE ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS, os espaços existentes indicam a separação de frases ou orações.
Observação

Não se preocupe se você não entendeu tudo o que foi explicado. Muitas das informações apresentadas são dados pontuais que você assimilará com o tempo.

Traduzido em português pela redação do blog Amigos da Tailândia a partir de um artigo original em inglês do site Omniglot, feitas devidas adaptações. É permitida a republicação do conteúdo desde que seja creditada a fonte original e o tradutor.

Curso de tailandês (Módulo 1 - Introdução e estudo do alfabeto) [Capítulo 1 - Sobre a língua]

Thai é uma língua Tai-Kadai falada por cerca de 65 milhões de pessoas principalmente na Tailândia, além das Ilhas Midway, Singapura, Emirados Árabes e Estados Unidos.

O tailandês é muito similar ao laociano e os dialetos do norte são mais ou menos mutuamente inteligíveis com o laociano, particularmente o laociano é falado no norte da Tailândia. O vocabulário tailandês inclui algumas palavras do páli, sânscrito e khmer antigo.

Traduzido em português pela redação do blog Amigos da Tailândia a partir de um artigo original em inglês no site Omniglot, feitas devidas adaptações. É permitida a reprodução desse conteúdo desde que creditada a fonte original e o tradutor.

Curso de tailandês (Módulo 1 - Introdução e estudo do alfabeto)

Prezados leitores,

É com imensa satisfação que informamos que está oficialmente aberto o nosso curso de língua tailandesa totalmente gratuito. Esse curso será dividido em módulos, que por sua vez se subdividirão em capítulos (ou lições, como desejarem chamar). No primeiro módulo, faremos uma descrição resumida do idioma e posteriormente será feito o estudo de todo o alfabeto, além dos tons. O objetivo dessa etapa é tornar você capaz de transliterar (ler no nosso alfabeto) qualquer texto escrito em tailandês. Em seguida, veremos o vocabulário básico e a gramática. Aproveite esse recurso inédito em língua portuguesa e divulgue para quem se interessar!

Domine as consoantes baixas, ou "Low Class Consonants" (LCC)

  Dentre as três classes de consoantes (alta, média e baixa) do alfabeto tailandês, a classe das consoantes baixas (em inglês: Low Class Con...